Ansiedade, Depressão, Estresse baixam a libido masculina e a feminina! Veja!
O sintoma em si, já é causado por medos e expectativas impostos por nós mesmos ou pela vida, em determinado momento.
A energia da libido tem conotação sexual (segundo a psicanálise e outras abordagens), mas segundo a abordagem integrativa, também é uma energia de criatividade ou criação/manifestação expressa pelo segundo chakra (centro de força energético). Se o fluxo vital ou energia vital, estiver bloqueado por medos ou inseguranças conscientes e/ou inconscientes, certamente causarão ansiedade, influenciando outras situações como por exemplo a sexualidade...
Entre os principais motivos para a falta de desejo sexual, estão o cansaço e estresse. Além desses fatores, a ansiedade, depressão, falta de sono, anemia, infecções ou até a endometriose nas mulheres também podem ser causas.
Existem ainda fases da vida das mulheres que podem contribuir para a queda de libido, como a gestação, por exemplo.
Outra fase que afeta o desejo sexual feminino é a menopausa, por causa da atrofia da parede vaginal, que causa dor.
Fora isso, a falta de intimidade é outro problema que pode atrapalha
Preocupe-se e cobre-se menos e "sinta" mais, com alegria e confiança em si e na vida. Certamente vai te ajudar. Mas se a ansiedade continuar, a orientação é procurar por ajuda profissional.
Ansiedade: 6 dicas para combatê-la
A ansiedade é o grande mal do século. Todas as situações difíceis vividas, seja no trabalho, na vida financeira, na vida pessoal, se não forem bem canalizadas poderão virar ataques de ansiedade. Para que isso não aconteça ou se acontecer você conseguir manter o controle das emoções e evitar que esse mal se alastre trazendo malefícios para sua saúde, siga nossas 06 dicas e seja feliz.
Consuma alimentos que ajudem a combater a ansiedade
Todos sabemos que uma alimentação saudável e balanceada pode melhorar e muito nosso dia a dia. O que poucos sabem é que existem alimentos capazes de ajudar a controlar a ansiedade. Alimentos ricos em vitamina C são grandes remédios contra o cortisol, conhecido como o hormônio do estresse: acerola, laranja, limão, caju, goiaba, manga e outras frutas que possuem essa vitamina são imprescindíveis para acabar com a ansiedade. Alimentos ricos em triptofano auxiliam a produção de serotonina que é o hormônio do prazer e bem-estar: leite, banana, queijos, salmão e o nosso amado chocolate podem ser consumidos sem medo.
Pratique exercícios físicos
Os exercícios físicos são grande fonte de produção de serotonina, seja qual for a prática escolhida, esses hormônios serão produzidos. Procure, portanto, praticar esportes e exercícios físicos que lhe deixe em contato com a natureza. Com isso, a ansiedade e o estresse serão rapidamente sanados.
Teste a técnica mindfulness
Essa técnica é a forma de se interiorizar e parar de se preocupar. Pode ser feita diversas vezes ao dia. O mindfulness é a prática de deixar a “mente vazia”, mas como posso fazer isso? Simplesmente, foque no que está fazendo, não fique divagando enquanto come ou cuida de seu pet. preencha sua mente com o vazio, feche seus olhos e medite, prestando atenção à sua respiração e aos barulhos do seu corpo.
Faça exercícios respiratórios
Outra prática que ajuda realmente são os exercícios de respiração. Os indianos indicam que quando passamos por momentos de ansiedade ou outros sentimentos nocivos ao corpo, devemos fechar os olhos e respirar profundamente por 10 vezes. Isso fará com que o cérebro receba a carga necessária de oxigênio para você conseguir se acalmar e pensar com maior facilidade nos acontecimentos.
Tente relaxar
O relaxamento pode ser feito sempre que a ansiedade bater à sua porta. Deite e se imagine em uma praia ou em uma cachoeira. Respire profundamente aliviando todas as tensões do dia. Coloque uma música suave e “entre na música”, acalme-se e deixe os problemas de lado.
Use as ervas medicinais a seu favor
Nada como um chá de camomila ou de erva cidreira para acalmar os ânimos mais exaltados. Além de diminuir consideravelmente a ansiedade, os chás ainda podem te ajudar a ter uma noite tranquila de sono, pois são maravilhosos indutores. Outra opção é ter um travesseiro com camomila dentro, isso te relaxará ainda mais ao deitar.
Com as 6 dicas para combater a ansiedade você poderá ter dias mais estáveis e calmos. Mantendo a saúde e o bom humor, a energia corporal se manterá estabilizada e os dias serão mais agradáveis. Quer saber mais sobre como manter uma vida de paz e consequentemente mais saudável? Assine nossa newsletter e coloque todas as nossas dicas em pratica.
Pesquisa: Dirceu Kommers