COMBATA A ANSIEDADE NATURALMENTE
O termo ansiedade tem várias definições nos dicionários não técnicos: aflição, angústia, perturbação do espírito causada pela incerteza, relação com qualquer contexto de perigo etc. Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em ação, porém, em excesso, faz exatamente o contrário, impedindo reações.
Causas: Os transtornos de ansiedade são doenças relacionadas ao funcionamento do corpo e às experiências de vida. A pessoa pode se sentir ansiosa a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente ou pode ter ansiedade apenas às vezes, mas tão intensamente que se sentirá imobilizada. A sensação de ansiedade pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem.
Sintomas da ansiedade: Os transtornos da ansiedade têm sintomas muito mais intensos do que aquela ansiedade normal do dia a dia. Eles aparecem como:
•Preocupações, tensões ou medos exagerados (a pessoa não consegue relaxar)
•Sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer
•Preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho
•Medo extremo de algum objeto ou situação em particular
•Medo exagerado de ser humilhado publicamente
•Falta de controle sobre pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade
•Pavor depois de uma situação muito difícil.
Sugestões:
Ômega-3
Os ômegas 3 e 6 facilitam a atuação de neurotransmissores como a serotonina, que cria a sensação de bem-estar.
Fontes: linhaça, óleos vegetais, azeite de oliva e peixes de água fria, como atum, sardinha e salmão.
Triptofano
Esse aminoácido essencial é precursor da tal serotonina. Pessoas com concentrações normais da substância têm menos episódios de ansiedade. Aposte também em carboidratos complexos, como os cereais integrais, que estabilizam os níveis de insulina. É que esse hormônio, responsável por botar o açúcar para dentro das células, deixa o triptofano mais disponível no sangue.
Fontes: banana, leite, arroz integral, soja, feijão, chocolate amargo, peixe, aves, carne bovina, manga e abóbora.
Magnésio
A enzima que converte o triptofano em serotonina é dependente desse mineral e, daí, sua presença ajuda a acalmar os nervos. Além disso, o magnésio bloqueia um receptor chamado NMDA, que causa uma excitação exagerada no cérebro. A consequência são sintomas como irritação, ansiedade e estresse.
Fontes: cereais e grãos integrais, abacate, nozes, castanhas, amêndoas e vegetais folhosos.
Vitamina C
Estudos com cobaias mostram que ela ajuda a reduzir a produção de cortisol, hormônio do estresse. E esse não é seu único trunfo: ela combate os radicais livres, moléculas nocivas que fazem a festa em momentos de tensão.
Fontes: acerola, limão, laranja, morango, caju, brócolis e rúcula.
Arginina e lisina
Pesquisas indicam que combinar esses dois aminoácidos diminuiria a concentração de cortisol pelo corpo, garantindo uma baita tranquilidade. Fontes: cacau, nozes, castanha de caju e semente de girassol.
Cálcio
Entre suas tarefas estão administrar a transmissão de impulsos nervosos e, junto com o magnésio, gerenciar a contração muscular. A ausência do mineral é capaz de gerar uma senhora agitação. Fontes: leite e derivados, vegetais verde-escuros, salmão e gergelim
Fontes: vegetais verde-escuros, salmão e gergelim.
Complexo B
Todas as vitaminas desse grupo mantêm o corpo em ordem. Mas, a B6 e o ácido fólico são essenciais para a formação do neurotransmissor serotonina. Sem essa dupla do complexo B somada ao triptofano e ao magnésio, ele não é criado.
Fontes: feijões, lentilha, grão-de-bico, cereais integrais, aspargos e couve.
Sédatif PC: medicamento homeopático tradicionalmente utilizado em estados ansiosos e emotivos ligeiros, tais como a ansiedade, hipersensibilidade emocional e irritabilidade, perturbações ligeiras do sono devido a esses estados, para pessoas sob stress, crianças agitadas e pessoas idosas.
Floral sensação de ansiedade: para aqueles que se sentem tensos, que não se permitem os prazeres da vida, que não conseguem se desvincular dos afazeres, que se sentem ansiosos, aflitos, temerosos sem saber o porque. As flores deste buquê buscam fortalecer na alma as energias de tolerância, serenidade, paciência, e tranqüilidade e reequilibrando o bem estar.
Floral tensão e stress: alivia os sintomas de Stress e ansiedade, atuando de forma revitalizadora nas energias emocionais e espirituais induzindo a disposição física e mental e sensação de capacidade, trazendo leveza e coragem.
Ansiodoron Weleda: indicado nos quadros de insônia, ansiedade, agitação e irritabilidade.
Stressdoron weleda: indicado no tratamento auxiliar do estresse e suas manifestações. Revitaliza e recupera as atividades sensoriais e mentais, como concentração, memória e vitalidade, e equilibra o estado emocional, como de humor e ansiedade.
(Fonte: site minha vida e saúde, publicado em jan/2012 e modificado para este site)
As informações constantes neste material são de caráter informativo e não têm a intenção de substituir cuidados médicos apropriados, diagnósticos ou prescrições. Consulte sempre seu médico/profissional de saúde.