Mãos de Luz | Clínica de Terapias Naturais e Escola de Formação Terapeutica

Preocupação demais?

Preocupação demais?

Preocupação demais?
Para muitas pessoas, a preocupação é um estado constante. Acredito que não é preciso definir o que é preocupação nem porque nos preocupamos. Portanto, o objetivo deste texto é descrever medidas simples e eficazes para acabarmos com a preocupação.

A preocupação, além de ineficaz (ela não acaba com o “problema”) é prejudicial, pois provoca efeitos físicos e emocionais desagradáveis. Sempre que estiver se preocupando, faça o seguinte:

1) Descubra o conteúdo da preocupação. Complete a frase: estou me preocupando com…

2) Modifique o conteúdo de sua preocupação. Pense em como pode resolver o “problema”. Pense de modo diferente, com criatividade, de forma positiva. Viva o momento presente.

3) Faça algo para acabar com o motivo de sua preocupação. Ou seja, responda a pergunta: – O que posso fazer para resolver esta situação? Se a resposta for “nada”, leia o passo 4.

4) Ajude alguém com um “problema” parecido. Faça um trabalho voluntário. A caridade desenvolve capacidades e potenciais que nem sequer sonhamos.
Escrevi diversas vezes a palavra problema, entre aspas, porque em 90% dos casos o problema é imaginário, irreal, sem sentido. Se podemos pensar em tantas outras coisas e viver melhor, para que nos preocupar com coisas sem sentido, coisas que não aconteceram – e que geralmente nem vão acontecer?

É interessante pensar na frase de John Lennon: “A vida é o que acontece a você enquanto você está ocupado fazendo outros planos”. Ou se preocupando.
Pense nisso!

A melhor forma para suportar as pequenas coisas desagradáveis é desenvolver a paciência.
Diz o provérbio que sorrindo, conseguimos duplicar as nossas capacidades.
Ficar estressado, irritado ou impaciente com uma situação incômoda, afinal, não vai resolver geralmente a situação. Assim como a preocupação não resolve um problema.

E o que é paciência?
Paciência é uma virtude a ser cultivada. O exemplo mais comum, entre nós, é respirar fundo 10 vezes, contando:
Um
Dois
Três
Quatro
Cinco
Seis
Sete
Oito
Nove
Dez
Paciência é a virtude de saber que os outros podem errar. Que eu posso errar. Que o mundo pode parecer errado às vezes. Mas continuamos acreditando que pode melhor. Esperamos e fazemos o possível para que melhore.

Um mestre zen certa vez disse para o seu discípulo:
– “Você é perfeito… e ainda pode melhorar!”
Paciência é este carinho, de ver no outro o potencial não desenvolvido, a capacidade de mudar.
Para saber mais: Como liberar sua produtividade. Autores: Richar Ott e Martin Snead. Editora Infobook.

Olá! Está com dúvidas ou precisa de ajuda? Clique em algum atendimento abaixo que em breve responderemos.

Fale conosco via WhatsApp