O Mal-Estar Psíquico em Tempos de Isolamento.
Psicanalista lança mão de ideias de Freud para refletir sobre o impacto do isolamento social em nosso bem-estar mental
Como se isolar, sem adoecer corpo e mente, dentro de uma sociedade que colabora com essa tensão e o mal-estar psíquico?
O isolamento social previne o avanço da doença, mas o medo passa a fazer parte da nova dinâmica das nossas vidas. A saída é — respeitando o distanciamento social, evidentemente — indignar-se e trazer á consciência os atos e as vivências do isolamento. Ainda provar posições libertárias através dos pensamentos para encontrar defesas contra um vírus que adoece o corpo e também a mente.Na atual conjuntura, não é possível negar essa fatalidade. A população está aprisionada na falta de escuta e na falta de realização de seus desejos. São tantos sentimentos que a reclusão psíquica desemboca num sofrer inconsciente e consciente e desperta a sensação de uma morte anunciada.Um conjunto de sofrimentos, antes aliviados no trabalho ou no movimento das ruas, agora se perpetua sob o poder do medo. Nesse momento, podemos optar pela direção de priorizar as conexões profundas e significativas em nossas vidas ou nos perder na ignorância e ausência de ideias e utopias.Precisamos escutar para entender os sons e a vida ao redor, tudo que humaniza ou maltrata. Digerir o que parece pequeno e escolher as armas para lutar por uma vivência e sociedade sem mal-estar. Do contrário, adoeceremos pelos orifícios do corpo ou pelo derramamento psíquico.
O isolamento é também oportunidade de resgate: para entender o que foi perdido, acessar as necessidades básicas e lidar com frustrações e medos (da saúde, das finanças…) São fatores objetivos e subjetivos que aterrorizam as escolhas de cada um há muito tempo e mostram que o sujeito continua andando em círculos e com medo de ser exilado dentro da sua própria mente. Reflita, busque por Terapia Online e fique em casa!
* René Cacique de Góes é psicanalista e psicóloga clínica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
#TerapiaOnline #Façaterapia #VivaSemSofrer #AmeASiPróprio #NãoAngústia #NãoDepressão #NãoAnsiedade #Maosdeluzterapias #ProcureAjuda #VocêNãoEstáSó