Mãos de Luz | Clínica de Terapias Naturais e Escola de Formação Terapeutica

O que é Cura Prânica?

O que é Cura Prânica?

A cura prânica é a terapia energética que utiliza a Energia Vital, denominada Prana, para o processo de cura, em uma Filosofia de vida própria em que há uma Energia Vital básica no corpo humano, responsável pela manutenção da saúde. Estima-se que os princípios da cura prânica já eram conhecidos há cerca de 6.000 mil anos.

Prana é uma palavra de origem Sânscrita (grupo de línguas indo-européias da Índia), que significa Força Vital. O conceito de prana possui diferentes nomes em diferentes culturas, como Energia Vital, Energia da Vida, Bioenergia, Chi para os Chineses e Ki para os japoneses.

Podemos encontrar a prana no ar que respiramos e na luz solar, na energia de vida, em cada molécula, cada átomo. Nossa alimentação contém pequenas quantidades de prana. Quando o prana é manipulado tem efeito revitalizante, aliviando muitos males do corpo físico. O prana não é o oxigênio, mas é a essência da vida que está no oxigênio.

Embora esta abordagem de cura possa surpreender alguns pontos de vista tradicionais, seu reconhecimento final fica provado pela eficácia dos resultados obtidos na cura. Com o avanço das pesquisas e descobertas surpreendentes no domínio dos fenômenos psíquicos e da cura paranormal, instrumentos modernos são agora capazes de medir e fotografar este campo de energia existente ao redor do organismo físico.

Sem ser preciso tocar na pessoa, a Prânica retira o Prana (Energia Vital) onde houver excesso, repondo onde houver a falta ou substituindo quando essa energia encontra-se enfraquecida. A manifestação da dor indica que existe energia estagnada no local. Age profundamente na Aura do corpo e dos Chakras, limpando-os, harmonizando-os e ocorrendo inclusive mudanças na tonalidade das cores da Aura com a utilização da Cromoterapia e dos Cristais.

Fonte: Portal Medicina Alternativa (curso de cura prânica)

O Que é Terapia Prânica?

A Terapia Prânica é um sistema de técnicas que permite harmonizar os campos energéticos do ser humano mediante o uso da energia vital, o Prana. Este antigo conhecimento foi sistematizado e atualizado pelo Mestre Choa Kok Sui, por meio de pesquisas clínicas e décadas de estudo.

O corpo de energia ou corpo bioplasmático, e o corpo físico visível encontram-se estreitamente relacionados, portanto aquilo que afeta um afeta também o outro. Ao tratar o corpo de energia, trata-se no processo, o corpo físico.

Sem a necessidade de toque físico, e aplicando frequências adequadas de energia, o terapeuta prânico facilita a harmonização física, emocional, espiritual e mental de uma pessoa.

A Terapia Prânica destina-se a complementar a medicina tradicional, não a substituí-la.

§

Como a Terapia Prânica é aplicada?
A Terapia Prânica é aplicada no corpo bioplasmático (corpo de energia ou etérico), na aura, do paciente sem a necessidade de tocá-lo fisicamente. A existência do corpo bioplasmático foi cientificamente comprovada em 1939 pelo cientista russo Dr. Semyon Davidovich Kirlian e sua esposa, que desenvolveram a fotografia Kirlian com base num campo elétrico de alta frequência utilizado para fotografar partes invisíveis do corpo – a aura.
Nas palmas das mãos e em toda a aura há centros de energia chamados chakras. O Terapeuta Prânico utiliza seus chakras das mãos para explorar a aura e os chakras do paciente. Essa exploração da aura e dos chakras é necessária para averiguar quais partes da aura e quais chakras do paciente estão sujos, doentes e bloqueadas.
Uma vez feito o diagnóstico energético, o Terapeuta Prânico utiliza as mãos ou cristais para, primeiro, limpar e remover os bloqueios físicos, emocionais e mentais da aura do paciente. Depois da remoção da energia suja, doente e estagnada da aura e dos chakras do paciente, se necessário, o Terapeuta Prânico energiza o corpo do paciente, catalisando uma reação bioquímica que acelera várias vezes a recuperação do corpo físico do paciente, ou previne qualquer surgimento de doenças.
A energização da aura do paciente ocorre através da canalização do prana do ar, do sol e do solo pela aura do curador para a aura do paciente. Ou seja, o Terapeuta Prânico não utiliza sua própria energia, mas o prana que está presente no sol, no solo e no ar.
§

O Que é Pranaterapia e Como o Tratamento é Feito?
Medicina energética define bem o que é a pranaterapia ou prana healing, técnica fundada pelo filipino Choa Kok Sui. Ela consiste em usar as mãos para curar o corpo físico por meio do corpo invisível ou energético.
Na pranaterapia, o terapeuta não encosta no paciente.
O pranaterapeuta e psicólogo clínico Maurício Angelicola explica que a técnica não é muito conhecida. “A população, de maneira geral, conhece mais o reiki, que é uma técnica mais barata e mais fácil. A cura prânica é muito técnica. A formação é mais dispendiosa, exige mais do curador”, conta.
"A proposta da pranaterapia é entrar como complemento da medicina tradicional", explica o pranaterapeuta. Segundo os fundamentos da pranaterapia, mesmo à distância, é possível aplicar a técnica.
“O planeta Terra é um ser vivo e todos nós que o habitamos estamos compartilhando sua aura. Apesar de estarmos em lugares diferentes, a aura é a mesma. Podemos acessar a energia de qualquer pessoa em qualquer lugar”, explica Lívia. É essa técnica que a permite ter pacientes na Ásia, Europa e Estados Unidos.
Advogada com dois mestrados em direito, sendo um deles pela Universidade de Harvard, além de um ano de trabalho em direitos humanos em Angola, Lívia França decidiu há seis anos deixar a advocacia para se dedicar à pranaterapia, que hoje é sua profissão.
“A proposta da pranaterapia é entrar como complemento da medicina tradicional. Quando há alguma questão emocional, depressão, crise de ansiedade, dependência química e problemas físicos, é possível tratar trabalhando no corpo energético”, aposta Lívia.
Segundo ela, a técnica pode ser praticada por qualquer pessoa, não sendo necessária nenhuma sensibilidade especial.
“Um dos passes é a sensibilização das mãos. Aprendemos a usar nossas mãos para medir energias, que são os chacras, usinas de energias como se fossem portas e saídas de energias”, explica ela.
“Os chacras são análogos dos nossos órgãos, eles têm funções específicas”, detalha.
O pranaterapeuta, de acordo com Lívia, usa as mãos para sentir a energia desses chacras.
“O intuito é entender se a energia é mal qualificada ou se há energia bem qualificada. Se é mal qualificada, vamos retirar. Se o chacra estiver desnutrido, vamos nutrir”, explica.
Mente e corpo
Em uma sessão, que dura uma hora, em média, Lívia explica que o pranaterapeuta retira as energias ruins do paciente e coloca energias boas. Uma das preocupações da pranaterapia é o que fazer com essa energia ruim.
“Mentalmente direcionamos a energia suja para potinhos com água e sal – fino ou grosso”, explica.
“Jogamos a sujeira que a gente tira do paciente lá. Isso impede a contaminação do terapeuta e da sala de trabalho”.
Ela esclarece a razão da escolha pela água e sal: “Sabemos que a água absorve as energias e o sal as desintegra. Assim, o terapeuta pode praticar a pranaterapia sem ser atingido por energias ruins”, detalha.
Para tratar o paciente, é preciso descobrir as queixas antes. “Se um paciente chega com gastrite, por exemplo, ajuda ter esse conhecimento porque sei que é um sinal do estômago (órgão físico), ligado ao chacra do plexo solar”, diz ela.
“Durante a sessão, o terapeuta faz alguns movimentos com as mãos, sem toque físico, e alguns deles estão retirando essa energia ruim de estresse, de emoções físicas. No lugar, energias limpas são colocadas”, detalha Lívia.
Segundo ela, há vezes em que cristais são usados. “Cristais em determinados formatos, como o quartzo branco, rosa e outros tipos, ajudam a potencializar a técnica para que ela aconteça de forma mais rápida”, diz.
Sem cunho religioso
A terapia não tem cunho religioso, afirma Lívia. “O fundador da técnica recorreu a conhecimentos milenares do oriente, que também foram fundamentos para muitas religiões ou esoterismo. Bebemos da mesma fonte, pelo fato dos conhecimentos virem do Tibet, da Índia, que falam sobre essa realidade em que há um corpo energético além do corpo físico, mas não temos absolutamente nenhuma ligação com religião”, completa Lívia.
Angelicola conta que a técnica em si tem uma visão espiritual a partir do momento que envolve os chacras. “Mexe com os corpos sutis, corpos energéticos. Nesse sentido, é uma terapia que tem uma conceituação dentro de uma visão espiritualista, mas não segue nenhuma religião”, comenta.

§

Mãos de Luz | Clínica de Terapias Naturais e Escola de Formação Terapêutica
Rosmary Machado – Filósofa e Bioterapeuta
WhatsApp – 51- 98217.5162
Edição: Dirceu Kommers (pesquisador M.L-C.T.N.E.F.T.)

§

.Fonte: Saúde - iG @ https://saude.ig.com.br/bemestar/



Olá! Está com dúvidas ou precisa de ajuda? Clique em algum atendimento abaixo que em breve responderemos.

Fale conosco via WhatsApp