USO DA CROMOTERAPIA NOS HOSPITAIS
SUGESTÃO DE CORES PARA O HOSPITAL DA CIDADE DE PAULO JACINTO – UNIDADE MISTA MARINA LAMENHA -
Rua Santos Dumont, s/nº Bairro – Centro - Cidade - Paulo Jacinto - Alagoas
O Hospital é um espaço, que sorrimos quando nascemos e choramos quando precisamos dele para superar as dores e, até mesmo, encontrar a morte do nosso corpo físico, que nada mais é que suporte material, programado em tempo e espaço, para evoluir e ampliar nossa consciência, e voltar ao todo que eu chamo de Deus.
Nesta lógica devemos fazer deste espaço, um local agradável de acolhimento, tanto para alegria, quanto para a dor.
Hoje sabemos que existe uma infinidade de possibilidades terapêuticas, que estão ligadas as PICS (Práticas Integrativas Complementares no SUS), na perspectiva de dar apoio à medicina tradicional.
Assim entendemos que as práticas integrativas estão para além do fazer por fazer, elas são responsáveis pela energia dos sentimentos e circulação da qualidade de vida em todo o ambiente hospitalar.
Hoje sabemos que a física quântica explica os túneis vazios deixados pela ciência cartesiana entendendo a vida para além, do corpo físico, elevando a frequência vibracional dos demais corpos mental, emocional e espiritual.
Por este viés, a cromoterapia, que consiste na utilização das cores de modo que seja possível induzir ou inibir determinados estados fisiológicos ou psicológicos do indivíduo. A cromoterapia hospitalar é uma técnica que apesar de não substituir os tratamentos convencionais é uma interessante terapia complementar que pode acelerar o processo de recuperação do paciente.
A utilização metódica das cores dentro do ambiente hospitalar é um processo relativamente comum, a predominância do branco, por exemplo, é uma maneira que as instituições hospitalares encontraram para transmitir a sensação de limpeza, higiene e tranquilidade, qualidades que as pessoas exigem de uma instituição dessa natureza.
A utilização de jalecos verdes ou azuis dentro dos ambientes cirúrgicos também não é por acaso: essas cores evitam que a visão do médico perca a sensibilidade de enxergar diferentes tonalidades de vermelho que são comuns durante o processo cirúrgico.
É importante destacar que a utilização da cromoterapia dentro do ambiente hospitalar deve ser utilizada, em especial, no ambiente de recuperação para que não haja interferência no padrão de cores exigido nessas instituições.
A utilização de cores aconchegantes pode ser nas salas de acolhimento, corredores, fachada. Os tons alegres podem ser importante em salas de recuperação infantil, a utilização de cores relaxantes como o azul e o verde podem perfeitamente serem utilizadas em ambientes destinados a pacientes com problemas cardíacos, em observação das mais diversas queixas sentidas, devido as propriedades calmantes das mesmas.