BENEFÍCIOS DA PLANTA EM SEU CANTEIRO - NO CASO AQUI PENICILINA
Da família das Amaranthaceae e brasileiríssima até no nome, a Alternanthera brasiliana é uma herbácea ereta que atinge até 120cm de altura (a var. brasiliana, de menor porte, atinge 50-60cm). Possui diversos nomes ao longo de todo o território em que ocorre, sendo chamada Perpétua-do-Brasil, penicilina, periquito, e até mesmo doril, em alusão às propriedades medicinais que possui. As folhas possuem coloração que varia desde o arroxeado escuro, até o bordô vibrante, o que lhe indica para a composição de maciços ao lado de plantas com folhagem semelhante e de coloração verde, a alternância entre as cores dando movimento e vivacidade ao jardim.
Chamada também de Doril, possui propriedades medicinais analgésicas e é utilizada na medicina popular tanto no litoral brasileiro, quanto na Amazônia, entre os índios.
Tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e também age como antibiótico potente.
Trata-se de um excelente chá para infecção é o conhecido chá de Penicilina ou chá vermelho. Veja como é fácil de prepara-lo e como tomar. LEMBRE-SE: Infecção é coisa séria, tome o chá corretamente e mantenha sempre o acompanhamento médico.
Como preparar o chá de penicilina:
Quebre de 3 a 5 galhos médios, coloque em uma chaleira, adicione água e ferva por 5 minutos.
Como tomar: Espere o chá ficar morno, tome de um a três copos. Você pode repetir o processo a cada oito horas até que esteja curado plenamente, não apenas superficialmente.
Rosmary Machado