Mãos de Luz | Clínica de Terapias Naturais e Escola de Formação Terapeutica

COLESTEROL

COLESTEROL

Olá Pessoal!

O Ministério da Saúde do Japão eliminou a recomendação de limite para ingestão de colesterol em seu último guia alimentar de 2015, dizendo que não há evidências científicas suficientes para justificar esta limitação.

Se você já é nosso leitor, sabe que vamos contra diversas orientações do governo e da indústria de alimentos quando se refere a uma alimentação saudável, certo?
Isto porque a indústria que movimenta este mercado movimenta bilhões de dólares por ano,. Este mercado movimenta diversos segmentos, como a indústria de alimentos, de remédios ( The Big Farm), de suplementos, academias, etc.

Se realmente eles resolverem de uma vez por todas o problema da obesidade, muito peixe grande irá a falência e o governo também deixará de arrecadar em impostos. Mas o povo será beneficiado deixando de tomar remédio que só serve para, com seus efeitos colaterais, adoecer, cada vez, mais a população mundial!

Contudo, com esta notícia, ainda há uma luz no fim do túnel e percebemos que alguns governos estão realmente mais preocupados com o bem estar e saúde da população do que com a arrecadação de impostos.

O artigo de hoje, é justamente para mostrar que esta luz no fim do túnel existe sim, amigo leitor! O governo japonês acaba de eliminar a recomendação de limite para ingestão de colesterol do seu guia alimentar.
Vejam os detalhes:
Governo Japonês elimina recomendação de limite para ingestão de colesterol
O movimento segue um projeto de documento criado pelo US Dietary Guidelines Advisory Committee (grupo que fornece base científica para o guia), disponibilizado em fevereiro, que afirmou que “o colesterol não é considerado um nutriente que devemos nos preocupar em relação ao consumo excessivo.”
Acesse a fonte original deste documento apresentado: Scientific Report of the 2015 Dietary Guidelines Advisory Committee
O ministério da saúde japonês pública diretrizes alimentares de cinco em cinco anos. Ele introduziu a recomendação de limitação de colesterol em 2005 e manteve-os em 2010, dizendo que os homens devem manter a ingestão diária de 750 miligramas abaixo e mulheres abaixo de 600 miligramas e agora em 2015, finalmente acabou com essa absurda limitação.
Apenas para efeito de comparação, o Dietary Guidelines for Americans atual (Guia alimentar americano) recomenda que a ingestão de colesterol seja limitada em 300 miligramas por dia – que significam dois ovos pequenos ou 300g de bife.
Acredito que a grande maioria da população consome mais do que isto, certo?
Os médicos costumavam acreditar que comer muito colesterol poderia aumentar o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, contribuindo para o acúmulo de placas nas artérias. Por isto que recebíamos a recomendação de ingerir pouco colesterol há DÉCADAS!
O fígado regula a produção de colesterol:
A última diretriz japonesa, que entrou em vigor em abril, afirma que o colesterol da dieta não afeta diretamente o nível geral de colesterol no sangue porque o fígado ajusta a sua produção de colesterol, dependendo da quantidade de colesterol ingerida dos alimentos.
O governo Norte Americano está prestes a retirar as advertências sobre o colesterol
Caso o guia de recomendação americano siga o mesmo caminho do japonês, será a maior mudança desde 1977, segundo o The Washington Post.
O novo guia deve modificar várias outras recomendações além do colesterol
Além do colesterol, a versão futura dos Dietary Guidelines que é revisado a cada cinco anos, deve também modificar inúmeras controvérsias semelhantes. Entre eles: sal, carne vermelha, açúcar, gorduras saturadas e ômega-3.
Vídeo: Parecer de Dr. Lair Ribeiro sobre o Colesterol
https://www.youtube.com/watch?v=NKUkxNpvLnc

Essa matéria da NBC confirma as informações transmitidas pelo Lair. http://www.nbcnews.com/id/35058896/ns/health-heart_health/t/bad-cholesterol-its-not-what-you-think/#.WEfWZ_krLIU

Considerações Finais
Então – você me pergunta - O que causa o entupimento de veias e artérias?
O colesterol se acumula onde houver inflamação. A inflamação nas paredes das artérias é causada por açúcar (glicose, frutose, etc.). O colesterol estará lá tentando tratar da inflamação. Como o indivíduo continua comendo açúcar/carbos, a inflamação nunca cessa, e o colesterol continua se acumulando, tentando salvar o seu corpo, logo, o colesterol está na “cena do crime”, mas ele não é o vilão, ele é o “mocinho” desta história.Clique no link abaixo ( Ctrl + para abrir a imagem e veja o processo).

http://images.slideplayer.com.br/2/352997/slides/slide_33.jpg

O colesterol advém da Acetil-CoA que por sua vez advém da transformação do acido pirúvico que vem do piruvato gerado na glicólise. Ou seja, a partir de glicose se dá o produto para fazer o colesterol. O colesterol não é gordura, é carboidrato! Nosso corpo sintetiza a partir de glicose, ou seja, comendo carboidratos em excesso se aumenta colesterol! Não é o consumo de alimentos gordurosos. O principal vilão é o açúcar. Em todas as culturas que predomina o consumo de boas gorduras em detrimento de carboidratos as doenças cardiovasculares são quase inexistentes.
Com estas notícias, acredito que realmente há uma luz no fim do túnel para todas as lorotas divulgadas pela mídia, indústria e governo para sustentação da economia, pondo-a acima da saúde pública.
Isto também serve de lição, pois nem sempre precisamos esperar um longo período até que a ciência comprove o que já sabemos na prática.
Alimente-se com sabedoria, prezando cada vez mais pelos alimentos mais simples e naturais e menos processados e industrializados.
Um abraço!
Saúde Tags: colesterol, gordura, saúde

Pesquisa: Dirceu Kommers
Fonte:
Site: http://docedieta.com
As outras fontes estão citadas no texto.



Olá! Está com dúvidas ou precisa de ajuda? Clique em algum atendimento abaixo que em breve responderemos.

Fale conosco via WhatsApp