Mãos de Luz | Clínica de Terapias Naturais e Escola de Formação Terapeutica

O QUE É CARÊNCIA AFETIVA? CONHEÇA E, PRINCIPALMENTE, SAIBA COMO TRATAR.

O QUE É CARÊNCIA AFETIVA? CONHEÇA E, PRINCIPALMENTE, SAIBA COMO TRATAR.

Você costuma sentir solidão mesmo quando há várias pessoas ao seu redor? Muitas vezes você se sente para baixo e desiludido? Se sua resposta é sim para essas perguntas, você precisa saber mais sobre o que é carência afetiva.

Muitas pessoas têm enfrentado esse problema, que afeta homens e mulheres das mais variadas idades. Boa parte da população acredita não estar recebendo o amor necessário em sua vida. Este é o sintoma característico de dependência emocional extrema, causado pela carência afetiva.

Como o problema se desenvolve?

Essa carência costuma surgir ainda na infância, com as relações primárias. Quando a criança não recebe atenção suficiente, passa por episódios de rejeição e abandono, ou interpreta de forma traumática algum fato em sua vida, isso provavelmente vai influenciar suas relações na fase adulta.

Por outro lado, a pessoa pode desenvolver esta carência quando recebe cuidados em excesso, gerando a sensação de Dependência nas atividades corriqueiras e até mesmo com relação ao amor, fazendo com que ela acredite que sua alegria sempre depende de alguém.

Quais são os sintomas de carência afetiva?

Se você está passando por momentos em que acredita haver ausência de amor ou sente a necessidade de atenção, vale a pena observar melhor as características que listamos a seguir, já que elas são típicas de quem sofre de dependência afetiva.

Submissão extrema às pessoas;
Medo de desagradar;
Crença de que a felicidade está condicionada à outra pessoa;
Ciúme excessivo;
Viver em função dos sonhos do outro;
Não ter planos nem perspectiva para a própria vida;
Medo da solidão;
Sentimento de inferioridade;
Necessidade de chamar a atenção das pessoas.

Como se livrar desse mal?

Uma vez que você conhece melhor os sintomas da carência afetiva, é importante começar a agir para se livrar do problema. Em primeiro lugar, você precisa buscar estar bem consigo mesmo. Ninguém deve condicionar a sua felicidade às outras pessoas. Quem faz parte da sua vida deve estar ali para acrescentar, e não para suprir suas carências.

Busque melhorar como pessoa, reconheça suas qualidades e as valorize, mas saiba que todos temos nossos defeitos, isso é comum. Aprenda a lidar com suas limitações e não se diminua por esses motivos, mas ame-se do jeito que você é.

É importante também que você consiga manter um bom relacionamento com todos a sua volta, sabendo que existem várias expressões de amor. Por isso, você não deve focar todas as suas atenções somente em uma relação.

Comece a observar o quanto as pessoas gostam de você, mesmo que tenham formas diferentes de demonstrar seus sentimentos.

Como essa dependência amorosa surge pela necessidade de suprir a falta de amor próprio, o segredo para vencê-la está na capacidade de agradar a si mesmo. Sendo assim, se esforce para isso, elogiando-se, reconhecendo-se como uma pessoa capaz e cheia de qualidades e sabendo valorizar as próprias conquistas.

Vencer esta situação pode ser mais fácil do que você imagina. Por isso, não hesite em procurar ajuda especializada. Consulte nosso site: http://www.maosdeluzterapias.com.br/terapia-de-casal-e-familia.php e lhe indicaremos este profissional, que vai lhe auxiliar a descobrir a origem do problema e te indicará o caminho para que você consiga virar o jogo.

Pesquisa: Dirceu Kommers
Fonte: Internet/site: http://www.psicologiaviva.com.br

Olá! Está com dúvidas ou precisa de ajuda? Clique em algum atendimento abaixo que em breve responderemos.

Fale conosco via WhatsApp